Archstorming anunciou os vencedores do Open Ideas Competition: Mosul Postwar Camp, em que arquitetos e estudantes de arquitetura tinham o desafio de projetar uma solução de reintegração social com ajuda humanitária essencial para as pessoas que retornam a Mosul após a guerra do Iraque contra o ISIS. Os resultados do concurso provaram que existem muitas formas de revitalizar a vida das pessoas deslocadas através dos espaços que habitam.
O júri de especialistas, como o Diretor Zaha Hadid Architects, Charles Walker, e a especialista para Refugiados da Agência das Nações Unidas, Corinne Gray, entre outros, selecionaram cuidadosamente os três vencedores listados abaixo.
Primeiro lugar: Impulse
Alexandre Houdet, Valentine Aguiar, Antonin Belot, Hans Fritsch
Nantes, França
Impulse utiliza a comunidade como um todo para implementar um processo de reintegração social. O projeto agrupa seis famílias em conjunto por abrigo modular. A modularidade em grupos permite que a comunidade transforme suas antigas barracas de emergência em projetos de habitação mais permanentes.
Segundo lugar: Scaffolding City
Quang Le
Berlim, Alemanha
Com Scaffolding City, Quang Le concentrou-se na sustentabilidade, criando uma infraestrutura que limparia e reorganizaria sistematicamente a cidade arruinada. Este modelo flexível permitiria que os moradores, que conhecem sua cidade melhor do que qualquer outra pessoa, a reformassem e reparassem.
Terceiro lugar: Always Growing
Zhao Yifan, Han Shuo
Chongqing, China
Always Growing propõe uma estrutura básica de aço, fornecida pelo governo, que permite que todos participem através do processo de projeto e construção. Espaços separados, materiais reciclados e outros detalhes poderiam ser escolhidos pelos moradores para melhorar seu senso de comunidade, pertencimento e propriedade.
Para obter mais informações sobre os vencedores do concurso, menções honrosas, bem como as próximas competições, veja o site da Archstorming, aqui.